segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Noticia

A notícia tem a intenção de nos informar fatos de interesse público em geral. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação. Caracteriza-se por uma narrativa técnica e por sua imparcialidade.

Toyota recupera liderança mundial de vendas em 2012

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (28) recorde de vendas de veículos em 2012, com 9,75 milhões de veículos comercializados —  alta de 22,6% em um ano. Com o resultado, a montadora japonesa recuperou a liderança mundial, na frente da norte-americana General Motors (GM) e da alemã Volkswagen, esta com 5,74 milhões de unidades vendidas.
O desempenho da Toyota no ano passado mostra uma clara recuperação de suas atividades após um ano de 2011 marcado por um terremoto no Japão, seguido de tsunami na Indonésia, que comprometeu a produção de diversos fornecedores.
A Nissan, outra montadora japonesa, também anunciou recuperação com recorde, nesta segunda-feira. De acordo com balanço, a companhia vendeu 4,94 milhões de veículos em 2012, alta de 5,8%.

Processos Morfológicos

De acordo com José Luiz Fiorin (2010) e Khedi, os processos morfológicos se manifestam sob a forma de adição, reduplicação, alternância e subtração.
  1. Adição: ocorre quando um ou mais morfemas é acrescentado à base, que pode ser uma raiz ou radical primário, ou seja, o elemento mínimo de significado lexical. Ex: marcado (na notícia acima), temos o morfema –do, que se acrescenta à raiz marca-.
São chamados afixos os morfemas que se adicionam à raiz. Dependendo da posição dos afixos em relação à base podemos ter cinco tipos:
  • Sufixação: depois da base. Ex: venda > venda-s; unidade > unidade-s;
  • Prefixação: antes da base. Ex: empenho > des-empenho;
  • Infixação: dentro da base. Ex: em Kmu (Laos)
/rkeŋ/ “esticado” > /rmkeŋ “esticar” (infixo -m-);
  • Circunfixos: são afixos descontínuos que enquadram a base, como em Georgiano (Cáucaso). Ex: /u...es/ “muito” - /u-lamaz-es-i/ ‘muito bonito” (cf. /lamaz-i/ bonito);
  • Transfixos: são descontínuos e atuam numa base descontínua, como em Hebraico: /sagar/ “ele fechou”, /esgor/ “eu fecharei”.
  1. Subtração: ocorre quando alguns segmentos da base são eliminados para expressar um valor gramatical. Ex: órfão/órfã, anão/anã, campeão/campeã.
  2. Alternância: ocorre quando alguns segmentos da base são substituídos por outros, de forma não arbitrária, porque são alguns traços que se alternam com outros; como em português pus/pôs, fiz/fez, avô/avó, pôde/pode.
  3. Reduplicação: é um tipo de afixação que repete fonemas da base, com ou sem modificações. Ex: papai, mamãe, vovó, tique-taque.

Um comentário:

  1. Parabéns, sua evolução foi notória, só senti falta de uma reflexão que relacionasse o conceito ao discurso, mas ficou muito bom.

    ResponderExcluir